Entrevista do CNews

Igor Nogtev: Oferecemos nosso software para criar zero clientes ao lado do cliente para acessar serviços em nuvem

A transição para o acesso remoto leva ao fato de que os computadores pessoais tradicionais deixaram de ser necessários. Como eles podem ser usados, disse Igor Nogtev, Chefe de Vendas Internacionais da empresa IBIK Software OU.

CNews: Agora a organização dos locais de trabalho por acesso ao terminal ou VDI se torna cada vez mais popular. Mas os PCs que as empresas já possuem também devem continuar a ser usados. Para quais propósitos eles podem ser úteis?

Igor Nogtev: As tecnologias de computação em nuvem, acesso ao terminal ou VDI (Virtual Desktop Infrastructure) transferem o processamento e o armazenamento de informações das estações de trabalho existentes nas empresas para centros de processamento externos – nuvens. Mas o acesso aos serviços em nuvem ainda requer um computador de baixo desempenho – thin client. É possível usar os PCs existentes como thin clients.

Por um lado, seus recursos são mais amplos do que os de thin clients simples – eles também podem executar tarefas locais, o que torna a transição para tecnologias de nuvem mais suave e gerenciável. Por outro lado, existem custos adicionais de energia, mais espaço é necessário e maiores custos de manutenção.

CNews: Que solução você oferece para melhorar a eficiência do seu uso?

Igor Nogtev: Acreditamos que o uso do modelo de PC multiusuário ASTER pode ser uma solução para os problemas acima. Este é um modelo onde vários usuários podem utilizar os recursos de um PC como cliente completo (CPU de desktop, disco rígido, placa gráfica e memória) por meio de nenhum cliente (monitor, teclado, mouse).

Abaixo, você pode ver como 2 locais de trabalho ASTER são usados ​​para acessar 2 Windows Virtual Desktops diferentes usando o aplicativo padrão Windows Remote Desktop Connection.

Um cliente zero (à esquerda) e um laptop como um cliente completo (à direita) acessando os desktops virtuais do Windows de Yandex Cloud.

O PC comum se torna uma nuvem privada para vários usuários. O ASTER permite conectar até 12 estações de trabalho a um único PC baseado no Windows 7/8/10. A eficácia desta solução é confirmada por mais de 30000 vendas de nossas licenças. As principais regiões são EUA, UE, China, Brasil.

CNews: Quais são as principais vantagens dessa abordagem?

Igor Nogtev:

  1. O ASTER reduz despesas com compra de hardware de computador:
    • É necessário comprar menos desktops
    • Não é necessário comprar computadores thin client
    • É possível usar a unidade de sistema dos PCs não utilizados
      • como os clientes completos no modelo multiusuário
      • em projetos temporários ou na organização de novos locais de trabalho
    • Pode-se usar os monitores, mouses e teclados dos PCs não utilizados como hardware para clientes zero
    • Também existe a oportunidade de reduzir despesas na compra de licenças que estão vinculadas ao processador nos termos do contrato de licença
  2. Como resultado de menos desktops, uma redução adicional do TCO (Custo Total de Propriedade) pode ser alcançada reduzindo despesas de
    • manutenção
    • upgrades e atualizações
    • reparos
    • período médio mais longo de amortização de hardware
  3. O menor número de desktops reduz as despesas com consumo de energia elétrica (somente a partir deste ponto o custo da licença ASTER por local de trabalho compensa em seis meses)
    • de toda infraestrutura de TI
    • de ar condicionado por causa de menos impacto sobre o meio ambiente pela infraestrutura de TI
  4. Além disso, o modelo de PC multiusuário ajuda a melhorar o nível de segurança de toda infraestrutura de TI em comparação com o uso de PCs comuns ou thin clients.
    • Os clientes zero contêm apenas monitores, mouses e teclados. Eles não têm processador e armazenamento de dados. Portanto, eles não têm nenhuma superfície de ataque. Isso torna os clientes zero mais seguros do que os thin clients.
    • O número de firewalls para configurar e gerenciar é menor e igual ao número de clientes completos
    • O acesso ao disco do PC multiusuário é regulado pelas configurações da conta de usuário do Windows.

Você está interessado em usar o ASTER em sua organização?

Comments are closed.